quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Leitura

Leitura nunca foi um atrativo para crianças e nem para os adolescentes, é claro que nem todas crianças e todos adolescentes não gostam de ler, ainda tem, mesmo que seja uma pequena parcela, o grupinho que gosta da leitura. Sempre o vídeo-game, computador, pelada na rua e qualquer outra coisa, saem na frente como desculpa para não ler. Mas ai eu pergunto, a culpa disso é dos pais que não estimulam os filhos a ler? Das professoras que fazem um terror com os seus livros por bimestre, que é quase uma obrigação do aluno? Ou das próprias criaturas que não gostam de ler e faz pouco caso disso?

Eu acho que não é culpa de ninguém – não que eu queira defender algum lado, longe disso – mas acho que a palavra culpa não é uma palavra boa para se usar quanto a isso. O mais sensato seria dizer que é falta de oportunidade e criatividade para que a pessoa se interesse pela leitura, logo alguém já vai imaginar – “Ah, vamos comprar agora as crianças com dinheiro ou doces para que eles leiam?” – É lógico que não, lendo um post de um blog hoje, a pessoa falava sobre leitura, e foi ai que surgiu isso tudo na minha cabeça para vir agora de noite aqui passar para vocês.
Me lembrei de quando eu estudava em um colégio chamado Pueri Domus, ninguém gostava de ler, o negócio da galera era jogar Handball, BasketBall, Futebol, e enfim, todos os outros derivados de Ball e até natação, mas ler, nunca! Ai que surgiu a idéia de fazer um rank lá no mural do pátio principal com os principais leitores da semana, quem lesse mais páginas no final ganhava como presente, é lógico, um livro! E também a glória de ter ficado em primeiro lugar, assim ficando de um modo ou de outro, um pouco mais popular na escola. Se fosse aquela pessoa que sempre passava desapercebida pelo corredor, depois de ficar em primeiro, passaria a ser percebida por alguém – “Olha lá, aquele é fulano que ganhou o prêmio” – E a leitura tinha que ser feita dentro da biblioteca com a funcionária lá, ora fazendo seus deveres, ora olhando para manter a ordem no recinto.

Para alguns isso pode parecer bobeira, pode pensar que sempre tem um espertinho que não lê nada e só fica lá sentado dentro da biblioteca fingido que está lendo, e no fim ganha o livro e de quebra um pouco de moral com os outros. Mas não para mim, vou explicar o porque. Sim, sempre tem algum espertinho que faz isso, de fingir que está lendo, ou lê o começo, o meio e o fim do livro para saber sobre do que se trata e ir lá falar para a bibliotecária que leu tudo e ela registrar seus pontos. Mas assim como aconteceu na minha escola, pode acontecer nas outras, eu era um desses espertinhos, mas quando eu via alguém com ar de realizado por ter ficado em primeiro lugar, ter lido um livro bacana e ganhado outro para ler no fim de semana ou apenas guardar, que seja, eu ficava com vontade de ter aquela sensação também, não só eu, mas como o outro monte de espertinhos. No final das contas, todos nós assim que acabávamos de fazer tudo no período da tarde – Pois era período integral – os esportes e aula de tarefa, corríamos para a biblioteca e já iamos em direção ao livro que estava lendo ou já para outro, pois já tinha acabado de ler um. E digo mais, chegava uma hora que ninguém mais estava ligando para o rank, só pelo simples fato da leitura ter se tornado parte da nossa rotina, rotina essa que eu trago comigo até hoje, agora como lazer, e não como obrigação como para a maioria dos jovens nas escolas de hoje em dia.

É claro que isso pode não dar certo em todas as escolas, mas piorar a situação não vai, pelo contrário, vai melhorar e muito, o índice de pessoas que começara a ler – mesmo que seja por interesse no começo, mas depois pegando gosto igual eu e os outros espertinhos pegamos – vai aumentar e muito no Brasil, podendo assim se tornar um exemplo até para outros países. Como nem todas as escolas são período integral, em vez de por uma aula de tarde, poderia por um tempo, que fosse de meia hora por dia, para dedicar a leitura.

Leitura é coisa séria pessoal, e depois que se pega o gosto pela coisa, não perde o hábito nunca mais!

13 comentários:

Anônimo disse...

cara
pra mim a culpa disso eh de um todo
e principalmente das midias
veja só
como que uma criança aprende a dançar creuh, fica sabendo tudo sobre a matéria sequestro de eloa, mas mal sabem ler, mal sabem sobre o que a professora ensinou no colegio, ou tu ja viu alguma influencia na televisao?em algum programa, la de vez enquando aparecem algumas propagandas do governo, mas nao isso nao eh suficiente...

abraços

Andrea Vaz disse...

Texto comprido, mas bem explicativo. Pra falar sobre a importância da leitura vale a pena. Com certeza nem tudo na vida começamos a fazer por gosto, por isso é importante a criança ser bem orientada, tanto pelos pais, como pelos professores.

Gostei do seu blog!
Aguardo sua visita: http://rascunhosdeandreavaz.blogspot.com/2008/10/minilaptops.html

At disse...

Caramba isso é fato mesmo! Porem eu ainda estudo sabe .-. Leio uma coisa ou outra, porem por obrigação. Tenho horror de livros, gosto mesmo é de escrever. Porem a escola vive mais pela modinha e os pop's de lá .-. nunca vi nenhuma Gatinha Pop lendo um livro, nem mesmo aqueles "100 coisas que uma gatinha tem que saber" ( adoro comprar esses livros para as pirra) E quando tenho momentos sociais pelo colegio e vejo aqueles adolescentes caminhando sempre tem um que é taxado pq é mais inteligente ( ele ler livros) para os pop's ele é so uma cola na prova ( ja vi muito isso quando vou fiscalizar) .-.

mas fazer o que né?

Thierre Januth disse...

Oie que legal esse texto

Acredito que Leitura e Algo pessoal por uma parte , mas precisandoO do TOdoO. é viciante quando percebemos que a leitura nos transforma, teletransporta para novos lugares e aumenta o lado crítico..

Gosto de Leitura em Geral

http://thierre-januth.blogspot.com/

Ellen Regina - facetasdemim disse...

meu pai levava zilhões de livros para casa e de vez em quando incumbia a nós, os filhos, de ler e resumir o livro para ele.

Augusto Sofiati disse...

Cara, bem interessante seu ponto de vista sobre leitura e sua forma de incentivo a isso. Eu sempre curti games, esportes e várias outras coisas, mas realmente não há nada como ler um livro!

Ellen Regina - facetasdemim disse...

Olá, J.F.!

Vim agradecê-lo pela visita, o incentivo e tb pelas palavras gentis.

muito obrigada!
ellen regina
www.facetasdemim.blogspot.com

Michel Domenech disse...

Muito bom o texto, eu acho que a mídia por exemplo estimula muito o esporte e nada de leituras, se os pais são leitores assíduos, os filhos acabam por gostar de ler, e no colégio os professores não dão livros do interesse dos alunos, dão por exemplo macunaíma como primeira leitura, aí fica difícil

Fernando disse...

olá

gosto muito de ler mas as vz me enrolo em ler no pc, é muito chato, acho io computador mais para ver do q ler, mas o incentivo a leitura é muito bom pq vejo myuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita gente que odeia ler, odeia mesmo, mas pior para eles infelizmente pq como dizem "ler também é um esporte"

valewww
gde abrssss
http://www.fernu5083.blogspot.com/

TIAGÃO disse...

valewww a visita!
tu gosta de escreve memo hein!
parabéns!
e o timão voltou, tamo ai denovo, prontos pra sofrer, sempre!

kilder disse...

verdade viu...quem lê nao quer mais parar, comigo foi assim...comecei com 14 anos e nunca mais perdi esse habito mais q legal!!!!!

belo texto! parabens...

Carolinna disse...

É realmente raro ver crianças e adolescentes lendo, mas acredito que isso acontece porque não conhece o real prazer que ler da. Eu estou lendo o livro "Castelo de Vidro, de Jeannette Walls" Estou amandO. É muito legal, recomendo.

Beijos.

Quer uma xícara de chá? disse...

Ainda lembro do primeiro livro que eu li, o nome era A Ilha Perdida, eu tinha uns 10 anos, depos disso nunca mais parei de ler. Não acredito que depois de a pessoa entrar em contato com o mundo da leitura.. ela não goste. É fascinante. Nossa. O pai e a mãe são importantes nesse processo, afinal de contas, o carrinho no dia das crinças ou no aniversário podia ver acompanhado de um livro.