terça-feira, 18 de novembro de 2008

Atos vergonhosos

Como todos devem ter visto nos noticiários esportivos, ou até mesmo no Jornal Nacional, o técnico do Palmeiras – Vanderlei Luxemburgo – foi agredido por alguns torcedores do time que comanda e sofreu uma luxação do braço direito. Tudo isso devido a uma derrota de seu time.

Agora este mesmo técnico se viu obrigado de contratar seguranças para fazer não só a sua segurança mas também a de sua família, e com toda razão, pois por muito menos algum louco fanático já matou por ai. Mas não é para explicar o caso que estou fazendo este post, e sim para mostrar a minha revolta com essas coisas que de lá pra cá vem acontecendo.

Torcer para um time de futebol é a coisa mais normal que tem, são poucos os que não possuem um time do coração. Nada mais comum de querer ver o seu time ganhar, não é bom quando ele sofre uma derrota, é claro. Mas não precisa de tanto, agredir o treinador na sua chegada ao aeroporto. Fazer protestos, colocar faixas do time de cabeça para baixo, gritar ou até mesmo boicotar alguns jogos é valido, mas partir para a ignorância não é valido nunca, porém acontece.

Foi-se a época em que podíamos ir ao estádio torcer para nossos times com a certeza de que iríamos voltar inteiros para nossas casas. Sempre tem um marginal – ou louco fanático – que quer por o terror no estádio, fazendo com que quem esteja lá fique arrependido de ter ido prestigiar seu time do coração. Depois falam do estilo do técnico Emerson Leão, que é bruto e mal educado com o pessoal. Em partes defendo a sua atitude, pois se for manso igual à maioria, o povo parte com tudo quando é preciso reivindicar algo, como aconteceu esses dias.

Futebol já não é como antes, vejamos pela nossa seleção. Jogadores ganham salários astronômicos e não jogam absolutamente nada, e nem vergonha na cara tem, pois ao menos disfarçariam jogar algum futebol, mas só querem saber de noitadas e em gastar dinheiro com carros, mulheres e diamantes. Não condeno ninguém por fazer isso, mas se ao menos jogassem algo, mas deixam a desejar.

Posso citar também vários casos de racismo, como semana passada aconteceu contra o goleiro Felipe do Corinthians. O que tem a ver o futebol que joga com a cor da pele? Desde quando isso é desculpa para jogar bem ou mal. Nome disso é ignorância, mas o pior não é isso, o pior é quem faz isso não ser punido de forma nenhuma, pode ter imagens gravadas com a cara do cidadão que comete um crime desses que nada acontece, que é o mais revoltante.

Para encerrar vou citar uma coisa que sempre vejo e acho bacana, no Rio Grande do Sul onde Internacional e Grêmio são rivais, vemos pessoas com bandeiras do estado em jogos do time adversário, como por exemplo no ano de 2007 que o Grêmio estava na final da Libertadores, vários torcedores com bandeiras do RS. Já aqui em São Paulo não vemos isso, se tem algum time na final de uma competição internacional, o máximo que torcedores rivais fazem é vestir a camisa do outro país para torcer contra, ou então vão nos portões de saída dos estádios para causar o caos e gerar violência com a torcida do outro time, nessas horas que a união faria a força e tudo acabaria bem melhor do que acontece nos tempos atuais.

11 comentários:

FabioRuas disse...

Otimo post, e por coincidência, fiz um comentario sobre o mesmo assunto em outro blog.

Infelizmente, futebol não é mais arte, e muitos da geração atual, não vê isso como o prazer de um esporte, ir no estadio, torcer, tirar sarro do seu amigo que torce pra outro time, e lamentavelmente, vemos fanatismo, a ponto de "partir para ignorancia", como se fossem gangues, ou como se isso, fosse provar alguma coisa.
Eu particularmente não gosto de futebol, não torco pra nenhum time, e não vejo graça em ir a um estadio torcer, até por que, acho que não vale a pena.
Enfim, é triste que hj não temos craques como antigamente, onde esses craques, jogavam por prazer, e era aí que tava o 'tesão'. Hj, como foi dito, o futebol é somente um mercado, um entreterimento, que muito levam para o fanatismo e provocam esses tipos de atentado.
Desculpe se falei demais, ou coisa com coisa.

BrutalRock
http://brutalrock.blogspot.com/

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

A ignorância é algo latente no ser-humano. O ignorante tem que se expressar de algum jeito. Isso é defendido pela nossa querida contistuição. Isso chama-se liberdade de expressão!!!



http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

Bruno Marcelo disse...

O ser humano por natureza não é ignorante, mas o seu convivio sim!

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...J.F.Marques...
Vi na Tv os comentarios sobre esse episodio lastimavel...
Isso enfraquece a beleza do esporte e o objetivo social das torcidas organizadas...
muito bem escrito.
Venha nos visitar.
http://avassaladorasrio.blogspot.com

Rodrigo Ribeiro disse...

No Lalau, Zé Dirceu, Marcos Valério, Collor de Mello, Pitta e companhia limitada ninguem bateu!

Ramon Queiros disse...

Futebol é um fenômeno um tanto irracional, mas lucrativo, Luxemburgo trabalha bem esse lado, da irracionalidade e dos lucros. Então apesar de chato esses fatos, são esperados, quem semeia ventos, colhe tempestade. E depois do chocolate do mengo, ele não tinha quem culpar. Pena que o São Paulo vai ser Tri depois de todas essa história.

www.pelopelourinho.blogspot.com

Henry Barros disse...

ótimo post, vc escreve muito bem ^^ parabéns

Anônimo disse...

Este povo é muito ignorante, bando de irracionais, futebol é só um esporte. O que ganha o time agredindo o treinador?Jogo que não é!!!

Ellen Regina - facetasdemim disse...

Aqui no Rio também, os flamenguistas, principalmente, são os espíritos de porco... tanto fizeram e fazem que quem não torce para o time deles simplesmente os detesta [eu inclusive!] Mas sem violência, tá?

Anônimo disse...

é o preço por ser tecnico do PALMERAO

ashuashuah

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado